fbpx

Projeto educativo

O Projeto Educativo da escola pretende colocar o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem em que a diferenciação pedagógica é uma constante e as atividades têm de ser o mais ativas e significativas possíveis para cada grupo de alunos.
Através de uma filosofia de educação pela positiva em que a Educação Cívica é trabalhada no dia-a-dia e na resolução dos problemas da turma ou na atribuição de tarefas, por exemplo; é nosso objetivo trabalhar não só os conteúdos programáticos mas também a aquisição de competências comos as chamadas soft skills ou competências de inteligência emocional como o espírito de equipa, a resiliência, a empatia…
A capacidade de comunicar fluentemente, seja em Português, em Inglês ou através das novas ferramentas digitais é uma das competências básicas que pretendemos que os nossos alunos adquiram até à conclusão do 1.º Ciclo.
O “aprender a aprender” é outra capacidade que os nossos alunos adquirem, nomeadamente, através do recurso aos materiais pedagógicos do Movimento de Escola Moderna.
As nossas referências pedagógicas são o ensino finlandês e temos influências de um pouco de cada método, um pouco de cada pedagogo – usamos o método mais adequado ao aluno, ao grupo, à situação.
Resta acrescentar que, paralelamente e de modo transversal, a escola tenta sensibilizar toda a Comunidade Escolar para a problemática da Sustentabilidade Ambiental, sendo atualmente, já reconhecida como uma ECO-ESCOLA!